22 de junho de 2021

Mortes por Coronavírus representam 2,8% do total de óbitos, em Parauapebas

De janeiro até esta quinta-feira, 23, Semsa contabilizou 251 mortes no município, e a maior causa continua sendo a violência, com 34 registros.

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, 24, Parauapebas tem o registro de sete óbitos por Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Pelos dados da diretoria de Vigilância em Saúde (Visa) da Semsa, esses números representam 2,8% do total de 251 mortes que ocorreram do dia 1º de janeiro até esta quinta-feira, 23.



Ainda segundo os dados da Visa, a maior causa de morte em Parauapebas nesses primeiros meses é a violência: foram 34 mortes registradas, sendo 21 por disparo de arma de fogo. Em segundo lugar estão óbitos relacionados a problemas no sistema respiratório dos pacientes, 28 no total. Câncer segue na terceira colocação, com 26 casos.

Os dados são contabilizados por meio da notificação da causa de morte, disponibilizadas pelas unidades hospitalares da rede pública e privada. Os dados são alimentados diariamente e repassados para o Ministério da Saúde, via o Sistema de Informação de mortalidade (SIM).

A Prefeitura de Parauapebas tem empreendido diversos esforços no sentido de combater a propagação do novo coronavírus no município e tem atuado de forma transparente para que a população fique bem informada sobre os dados epidemiológicos da Covid-19, divulgando diariamente no portal da prefeitura e nas suas redes sociais o boletim com casos suspeitos, confirmados, curados e óbitos pela doença.

Por: Karine Gomes

Comentários do Facebook