22 de junho de 2021

Covid-19 afeta calendário Fifa e Brasil não enfrentará europeus antes de 2022

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Conmebol e a Fifa afirmam que o calendário que antecede a Copa do Mundo de 2022 não sofrerá alterações. Ou seja, a disputa das eliminatórias, por exemplo, permanecerá com 18 rodadas. Em turno e returno, as dez seleções que compõem a confederação sul-americana irão em busca das quatro vagas para o mundial que será disputado no Catar.

Caso isso aconteça, a previsão é que a fase classificatória para o mundial seja encerrada em março de 2022, impossibilitando a disputa com seleções de outros continentes, até junho de 2022 – quando terá uma data Fifa disponível.



Durante a disputa da última Copa do Mundo, em 2018, a seleção brasileira disputou cinco jogos, sendo três deles contra seleções europeias: Suíça, Sérvia e Bélgica. Depois da eliminação contra a seleção belga, apenas uma partida foi disputada contra seleções do continente europeu. Em março do ano passado, o Brasil venceu a República Tcheca por 3 a 1, em Praga.

A dificuldade para escolher adversários do velho continente já é antiga. De acordo com a comissão técnica da seleção brasileira, o fator que impede o encontro entre sul-americanos e europeus é o calendário apertado das competições europeias, como a Liga das Nações e as eliminatórias da Eurocopa.

Nos últimos meses, apenas Argentina e Uruguai conseguiram a realização de amistosos contra seleções europeias, contra Alemanha e Hungria, respectivamente.

No entanto, a dificuldade a partir de agora não será o calendário europeu, mas o sul-americano. A Copa América não foi cancelada pela Conmebol, apenas adiada para 2021.

No modelo atual, só haverá datas disponíveis para amistosos em junho e setembro de 2022, faltando poucos meses para a Copa do Mundo – prevista para dezembro de 2022, no Catar. Em 16 edições disputadas, a seleção chegou ao mundial apenas cinco vezes sem disputar uma partida contra os europeus: 1930, 1934, 1938, 1950 e 1954. Por: Roma News

Comentários do Facebook
Share