12 de junho de 2021

Não há caso de coronavírus em Belém, diz Sespa

Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), publicou uma nota na tarde deste domingo, 1, em que descarta a suspeita de contaminação do novo coronavírus em paciente de Belém, que esteve em contato com o homem contaminado pelo vírus.

Segundo a nota, a secretaria informa que os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e Instituto Evandro Chagas, no paciente de Belém R.A.C.M teve seu teste NEGATIVO para Covid-19, estando, portanto, excluído como possível caso suspeito de Coronavírus.



Nota Informativa – Coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que, segundo resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e Instituto Evandro Chagas, o paciente de Belém R.A.C.M teve seu teste NEGATIVO para Covid-19, estando portanto excluído como possível caso suspeito de Coronavírus.

O Lacen-PA recebeu amostras do paciente no dia 28 de fevereiro, que foram processadas, feitas a extração de ácidos nucleicos e analisada pelo Metodologia RT-PCR em tempo real para vírus respiratórios (biologia molecular em tempo real), com resultado NEGATIVO para Influenza A e Influenza B.

Na sequência, o Laboratório realizou exames do painel viral também por RT-PCR em tempo real, biologia molecular com resultado NEGATIVO para os seguintes virus:

Adenovirus

Virus Sincicial respiratório

Metapneumovirus

Rinovirus

Parainfluenza 1

Parainfluenza 2

A segunda amostra foi enviada para o Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Evandro Chagas para análise específica para o Novo Corona Vírus (SARS – CoV – 2).

Foi utilizado o protocolo de Charité, Berlim, Alemanha, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, com resultado NEGATIVO.

Fonte: Sespa

Comentários do Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *