18 de junho de 2021

Vereador Elias sugere criação de aplicativos rurais na Sempror

Por meio da Indicação nº 18/2020, o vereador Elias da Construforte (PSD) sugeriu a implantação de aplicativos de celular para facilitar o acesso a informações tecnológicas entre a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e os produtores rurais.



Os aplicativos rurais, também chamados de apps do agro, são ferramentas tecnológicas usadas principalmente em dispositivos móveis como celulares, tablets e smartfones.

Elias acredita que os aplicativos são cada vez mais úteis no ambiente rural, pois com eles os agricultores e pecuaristas podem desempenhar inúmeras atividades no campo, com o propósito de agilizar e aperfeiçoar os processos de gestão de produção.

“O avanço das tecnologias facilita uma série de aspectos do gerenciamento da vida no campo. Nesse contexto de evolução do maquinário e acesso à informação, lançar mão de um aplicativo de agricultura possibilita ao agricultor o monitoramento das culturas pelo próprio telefone no controle sobre a propriedade e suas demandas”, destacou.

Funcionamento

Na proposição, o vereador informa que uma das maiores dificuldades dos produtores rurais é identificar as pragas que atacam as lavouras. Para facilitar esse processo, especialistas da Sempror querem desenvolver um aplicativo que facilitará a comunicação entre os técnicos da secretaria e os agricultores.

O app ajudará a organizar dados sobre as atividades que os produtores rurais desenvolvem em suas propriedades e informações da secretaria. Assim, os agricultores não precisarão gastar tempo com deslocamento até a cidade e criarão um banco de dados com informações que serão coletadas e compartilhadas.

“Ao ser desenvolvido pela gestão, o app vai possibilitar o acompanhamento da situação de cada agricultor em suas atividades diárias. O aplicativo tem o objetivo de tornar mais simples a busca por informações tecnológicas relativas à pecuária e agricultura para o pequeno e o médio produtor com acesso à internet”, explicou.

A Indicação nº 18/2020 foi aprovada por todos os vereadores e será encaminhada para as devidas providências do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Comentários do Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *