DATA:15 de dezembro de 2019

Vereador Elias da construforte pede a Governo Municipal que implante projeto cultura no campo

Na sessão de hoje(03) o Vereador Elias da construforte indicou,  o projeto voltado para as comunidades rurais, sem dúvida, merece constantes esforços para seu fortalecimento, e um programa cultural para as áreas rurais seja implementado pela Secretaria de Cultura e com o apoio de diversos parceiros, inclusive de jovens voluntários do meio rural.

O trabalho tem como objetivo de estudo as modificações ou mesmo as resistências observadas no campo com o advento de sua expansão. As relações entre a cidade e o campo a cada dia estão mais estreitas, e é quase impossível que seus elementos e habitantes não se relacionem no campo, desde a modernização da agricultura, esse processo foi altamente modificador para os cultivos e o próprio modo de vida rural.

“Parauapebas vem concedendo sucessivos processos de modernização, desenvolvimento e mal atualmente passa também a aderir a globalização. Os resultados da globalização num contexto geral modificam as culturas urbanas e a rurais no município. Apesar das transformações que o ambiente rural está passando, a cultura tem a capacidade de se permanecer resistente, pois são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, de resgate de vivencias e lembranças. E interessante ressaltar que a cultura e um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Sabendo que a cultura se modifica com o tempo e a mesma pode mudar aspectos presentes em determinados espaços, pensamos neste trabalho em tratar o modo de vida rural, sobre o viés da resistência e assimilação de novas formas conforme os costumes e as novas necessidades que surgem no meio rural.

Contudo, podemos pensar a cultura rural como sendo um molde dos homens do campo e os homens e suas memorias e experiencias os moldes da cultura rural. Ou seja, não se pode desconsiderar o poder de mudança que os sujeitos envolvidos tem em alterar determinada cultura, por outro lado, antes da cultura ser resistente as mudanças ela tem poder de ser resiliente. Dessa forma, o fortalecimento de programas assim valoriza o meio rural e suas populações.” Finaliza Elias

O Projeto será enviado para o gabinete do executivo, onde dependerá da assinatura do Gestor Municipal

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *