22 de fevereiro de 2020

Profissionais da beleza de Parauapebas participam de capacitação

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento em Saúde e Divisão de Vigilância em Saúde e Subdivisão de Controle de Habitação de Trabalho – DCSHT realizou na manhã da última segunda-feira, 02, a capacitação em Biossegurança.

Base Legal, Procedimento Operacional Padrão, Estrutura Física, PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), foram os temas abordados na capacitação, que contou com a participação de cerca de 30 profissionais de salões de beleza e barbearias.

A ação teve como objetivo orientar os prestadores de serviço quanto as Normas Legais utilizadas como, a Lei Complementar N° 008/2016 – Código Sanitário Municipal, Portaria 006/1998 e RDC 218/2018, esta última enquadra o ramo de atividade como gerador de resíduos contaminantes, o intuito é diminuir ou eliminar os riscos à saúde da população usuária. Os profissionais foram orientados quanto a forma correta de higienizar e esterilizar os materiais de trabalho e sobre os riscos quando o procedimento não é seguido como a transmissão de hepatites, micoses, dermatites e o conhecido piolho.

As ações da Vigilância Sanitária relacionadas à área da beleza em geral, estão inseridas nas ações de saúde e devem avaliar os riscos de contaminação e epidemiológicos dentro das prioridades locais, seguindo a determinação do Sistema Único de Saúde – SUS.

Uma segunda turma será contemplada para participar da capacitação no próximo dia 12, para prestadores de serviços já cadastrados Divisão de Vigilância em Saúde.

A tecnóloga em gestão de saúde pública e fiscal sanitário, Glauciane Castro, fala da importância da ação. “E importante deixar o profissional bem informado quanto aos procedimentos de trabalho corretos e adequados ás legislações para sua segurança e a do cliente, pois o prestador de serviço e responsável por qualquer eventualidade oriunda do não cumprimento dessas normas e o mesmo pode sofrer penalidades como multa, Interdição ou apreensão de produtos.”

Cabeleireira há 8 anos, Cláudia Ribeiro, fala da sua experiência em participar da capacitação. “Foi uma manhã de muito aprendizado para a categoria, sem dúvidas o que foi repassado para nós, garantirá ainda mais um atendimento com qualidade e segurança para os profissionais e nossos clientes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *