DATA:15 de dezembro de 2019

Ponte sobre o rio Moju será concluída no dia 15 de dezembro

As obras da ponte sobre o Rio Moju chegaram na fase de instalação dos cabos-estais, dando início à etapa final da obra. Ao todo serão instalados 40 cabos estais, que serão implantados em pares, de forma simultânea. Os cabos estais são os responsáveis pela sustentação e estabilidade da pista da ponte, que tem previsão de ser inaugurada em 15 de dezembro.

Esse é o segundo prazo de inauguração dado pelo Governo do Pará. Em 19 e agosto último, quando divulgou o início da concretagem da obra, o prazo informado pelo governo ainda era o dia 20 de novembro, ou seja, pelos cálculos do governo seriam cinco meses de obras, que foram iniciadas em 20 de junho, mais de dois meses após a queda da ponte, ocorrida em 6 de abril deste ano.

A instalação dos cabos-estais é a etapa final da obra de reabilitação dos 268 metros do vão central da ponte Rio Moju, que desabou após a colisão de uma balsa. Até o momento a obra mobilizou mais de 400 operários de forma direta e outros 400 indiretos, trabalhando em três turnos.

Durante o processo de instalação, a cada dois dias serão colocados dois segmentos de cabos, sempre juntos lados direito e esquerdo da ponte. Nesse trecho da ponte haverá dois novos vãos de navegação, construídos com 134 metros de distância entre os centros dos apoios, que foram destruídos após o choque com a balsa.

Na última semana foi concluída a construção do bloco em duas etapas, com a concretagem das 24 estacas que formarão a aba do bloco principal do mastro, que deverá ser concluída até início de dezembro, antes do fechamento da pista da ponte (quando os segmentos de pista que partem do mastro alcançarão os apoios AP6 e AP11), ligando novamente as pistas nova as remanescentes da ponte).

Fonte: Agência Pará

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *