22 de junho de 2021

Aparece as primeiras manchas de óleo na Praia de Salinópolis

foto é de João Ramid.

O Comando do 4° Distrito Naval confirmou que técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) detectaram o aparecimento de pequenas manchas de óleo na praia do Atalaia, no município de Salinópolis-PA. Já está no local uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) a fim de coletar amostras que serão enviadas para análise ao Grupo de Avaliação e Acompanhamento integrado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo e Ibama.

Salinópolis fica na região costeira da Amazônia e tem quilômetros de praias, dunas e manguezais. É um dos principais destinos turísticos do Pará, e a principal – e mais tradicional – atividade econômica local é a pesca, o que sinaliza enorme prejuízo se suas águas forem contaminadas.



Em nota, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), sustenta que foi coletada uma quantidade equivalente a 50 ml (1/3 de um copo) de óleo queimado, que deve ter saído de uma pequena embarcação. A primeira fase da “Operação Amazônia Azul – Mar limpo é vida” já está em curso na área de Jurisdição do Comando do 4o Distrito Naval, que engloba Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, e a Marinha do Brasil está conclamando a sociedade a participar ativamente da fiscalização, através do número 185, do Disque Emergências Marítimas e Fluviais. Por: Franssinete Florenzano/foto: João Ramid.

Comentários do Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *