28 de fevereiro de 2020

Índios XiKrin exigem melhorias da mineradora Vale em Parauapebas

Os indígenas exigem que sejam tomadas providências em relação à reforma de uma Casa de Saúde na aldeia, visto que membros mais doentes estão sofrendo com o deslocamento até Parauapebas para consultas

Na manhã desta quarta-feira (16), cerca de 300 índios da etnia Xikrin fizeram um protesto pacífico em frente ao Fórum Municipal de Parauapebas. Os indígenas exigem que a reforma da Casa de Saúde da aldeia seja concluída o mais rápido possível, visto que os índios mais doentes estão sofrendo com o deslocamento até Parauapebas para exames e consultas. Na terça (15), os Xikrin já haviam ocupada a sede da prefeitura em protesto, exigindo que providências fossem tomadas em relação ao caso.

A melhoria de estradas e reformas de casas na aldeia também estava na pauta dos índios. O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, afirmou que o governo está trabalhando na zona rural do município. “Nós estamos trabalhando na recuperação de estradas; inclusive recuperamos 14 pontes nessas localidades, o que vai melhorar o acesso de todos. Além disso, programas sociais voltados para a saúde, limpeza urbana dos membros da tribo continuam acontecendo.”

Conforme explicou o prefeito, o governo intermediou o diálogo entre os indígenas e a Vale. A mineradora tem um convênio de manutenção da Casa de Saúde no município. O prefeito mostrou otimismo e acredita que a situação vai se resolver em breve.

Em nota, a Vale informou que está prestando apoio aos indígenas que precisam de atendimento e que há alguns anos tem declarado para as associações indígenas que tem interesse em realizar a manutenção predial da Casa da Saúde Indígena, mas eles não querem deixar o local.

Ainda segundo a mineradora, ficou agendada para a segunda-feira (21) uma audiência no fórum da cidade de Parauapebas com os representantes da Vale, índios e ICMBIO. G1 /Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *