DATA:15 de novembro de 2019

SALINÓPOLIS SEDIA PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF

Pela primeira vez, o Pará vai sediar toda a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf. A programação inicia na próxima sexta-feira (5) e segue até domingo (7), e ocorre na praia do Atalaia, localizada no município de Salinópolis, na região nordeste do Estado. Serão 260 atletas de 16 federações participando dos três dias de torneio.

A fase inicial do campeonato foi realizada quatro vezes em território paraense anteriormente, mas apenas na categoria amador, que contempla surfistas com idade entre 12 e 21 anos. Desta vez, atletas de reconhecimento nacional e internacional estarão participando nas categorias Master, Gran-Master, Kahuna, Gran Kahuna e Open. Entre eles estão Rico de Souza, Fábio Gouveia e Teco Padaratz.

A primeira etapa vale 2 mil pontos no ranking nacional. O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil em dinheiro, totalizando R$ 25 mil de premiação. Segundo o presidente da Federação Paraense de Surf (Fepasurf), que realiza o torneio em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBS), Noelio Sobrinho, haverá congresso técnico e o sorteio de baterias no Salinas Park Resort na noite do dia que antecede o início do Campeonato, quinta-feira (4).

Noelio, que também é presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), ressalta que seis campeões brasileiros da atualidade participam na categoria master, entre eles, Rogério Dantas, bicampeão nacional. “Esse momento é importante para o Estado. Sediar um evento deste porte coloca o Pará em destaque no cenário do surf nacional”, pontuou.

Noelio foi o primeiro a surfar na pororoca e conta que já surfou 181 pororocas em seis países diferentes: França, Reino Unido, China, Malásia, Indonésia e Brasil.

Cultura – Na noite do próximo sábado (6), também no Salinas Park Resort, será realizado o Festival Cultural de Surf. A praia do Atalaia será palco de diversas atrações, entre elas, os DJs Albery e Morcegão, as bandas Cristal Reggae e Sevilha, e o grupo de carimbó Raízes do Mangue.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e Esporte e Lazer (Seel), além da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Salinópolis.

Categorias

Master (acima de 35 anos): 62 inscritos

Gran-Master (acima de 40 anos): 32 inscritos

Kahuna (acima de 45 anos): 32 inscritos

Gran-Kahuna (acima de 50 anos): 16 inscritos

Open (qualquer atleta de com 16 anos ou mais): 118 inscritos

Serviço – A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf será na praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará, de 5 a 7 de abril. A divulgação das baterias ocorre na noite de quinta-feira (4), no Salinas Park Resort.

Por:Natália Mello

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *