25 de junho de 2021

JANEIRO BRANCO EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL

O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade existe ainda um grande tabu em volta do tema.

Para falar do assunto é preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Segundo a psicóloga Andreia Ferreira hoje temos um número crescente de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. Por isso, os psicólogos pretendem debater o assunto durante esse mês e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

“Quando falamos em saúde do corpo, todos aceitam o cuidado preventivo. Faz sentido cuidar do corpo para que ele não sofra e adoeça. Mas, e da mente? Por que a mente só recebe cuidados quando a coisa já está no fundo no poço?” diz a psicóloga.

Ela ressalta que o ser humano se preocupa ao fazer exercícios físicos para promover saúde ao nosso corpo, colocamos um bom tênis, para que nem o nosso joelho sofra com o impacto. Mas a maioria das pessoas não se preocupam com os impacto diário em nossa vida emocional, o estresse, os problemas financeiros, familiares, as inseguranças, os medos, para todos estes sentimentos não existe nada para vestir e amortecer esses impactos em nossa vida também!

“Parece mais do que justo que cuidemos daquilo que controla todo o nosso corpo, pois o corpo pode estar bem, mas se a cabeça vai mal, tudo vai mal” lembras Andreia.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *