20 de junho de 2021

SEMSA PROMOVE PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

PARAUAPEBAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas promoveu nesta quarta-feira (31), uma palestra tratando sobre o Câncer de Mama e o Câncer de Próstata, abordando a importância das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. A doutora Larah Betânia foi quem ministrou a programação que contou com a presença do secretário de saúde, José das Dores Couto, o Coutinho.

A programação aconteceu no prédio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), localizado na rua C, de esquina com a rua 9. Na ocasião, estavam presentes o secretário de saúde, usuários do serviço TFD e funcionários da pasta.



O nosso correspondente, da redação do Parazão, entrevistou o secretário Coutinho. Indagado sobre quais os resultados atingidos com a campanha Outubro Rosa e as expectativas da campanha que se inicia, Novembro Azul, o secretário disse: “Primeiro tenho que parabenizar a equipe de saúde que tem trabalhado incansavelmente essas campanhas de grande relevâncias que são campanhas contra o câncer de mama e o de próstata. A relevância é enorme, assim como os resultados. As pessoas tomam conhecimento das dificuldades, do perigo e tratar. Procurar o melhor atendimento. Desejamos que tanto a mulher como o homem cuidem da sua saúde e essas campanhas ajudam nesse intuito.”, concluiu Coutinho.

À Dra. Larah Betânia, perguntamos se o governo de Parauapebas está dando o apoio necessário no combate contra o câncer de mama e próstata no município. Larah esclareceu que, “Está apoiando sim, mas ainda falta… Nós temos um caminho longo a ser corrido. A prevenção é o nosso foco! Então, estamos a cada dia tentando melhorar. Em relação a tudo isso, a passagem de informações, a mais exames liberados na rede, pra gente conseguirmos atender. Mas falta muito!”, afirmou a médica.

Falamos também com a colaboradora Wânia Sousa que falou um pouco sobre a importância do evento. “Na verdade, o esclarecimento sobre o assunto [câncer de mama e próstata], tanto para os pacientes quanto para nós, os funcionários. Eventos como esses nos dão a oportunidade de entender melhor sobre a doença. Ajuda-nos a prevenir e identificar com antecedência a doença, o que é importante para o tratamento. Os homens puderam tirar dúvidas de uma forma tranquila, pois se sentiram muito a vontade.”, enfatizou Wânia.

Comentários do Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *