24 de junho de 2021

COMUNIDADE DO ASSENTAMENTO FREI HENRI RECEBE APOIO DA PREFEITURA

As famílias que residem no Assentamento Frei Henri, em Curionópolis, comemoraram no sábado (11) oito anos de luta e resistência pela terra. A área de 84 alqueires foi destinada para reforma agrária e o INCRA já fez a divisão dos lotes, 121 famílias foram cadastradas e já estão sendo beneficiadas, inclusive, com atendimentos do governo municipal de Curionópolis.

Durante a cerimônia de oito anos de assentamento os moradores agradeceram a gestão pelo apoio dado à comunidade Frei Henri. “É a primeira vez que ocorre um evento com a presença do Executivo e do Legislativo de Curionópolis, aqui em nossa comunidade. Hoje somos vistos pela sociedade como camponeses, como pessoas que produzem. Estamos muito gratos pelas benfeitorias que a prefeitura tem feito aqui, nossas ruas foram abertas e encascalhadas, as vicinais construídas, nossa escola melhorou, a merenda antes era suco de cajá com biscoito, mas agora é completa com o que há de melhor, além disso, vamos receber um poço artesiano”, comemorou Doraci Alves de Melo, representante da comunidade.

“A gestão do Adonei tem sido muito parceira, tem nos dado a assistência necessária. Antes, para conseguirmos alguma coisa, a gente tinha que ocupar a estrada, tinha que ocupar a prefeitura. Para conseguimos essa escolhinha aqui em nossa comunidade, por exemplo, tivemos que ir para o Ministério Público”, detalhou Raimundo Ferreira (conhecido como Neguinho), primeiro dirigente do acampamento.

O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos 18 meses de atuação à frente da gestão, “avançamos muito, principalmente na educação, que é um dos pilares que priorizamos. Estamos reconstruindo Curionópolis!”, afirmou o prefeito.

Um poço artesiano foi construído no local, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), para atender a comunidade, a Prefeitura vai equipar com sistema de bombeamento e montar a estrutura elétrica para que abastecer a localidade com água potável.

Durante a cerimônia, Adonei compartilhou com a comunidade uma série de incentivos para contribuir com o fomento da produção rural local, “vamos destinar um trator a esta região, para arar a terra de vocês, vamos providenciar também adubos e sementes, além do apoio técnico que será fornecido pela Secretaria de Produção Rural do município”.

Melhorias para a escola da comunidade Domingos Martins, que é uma extensão das escolas da zona urbana São Benedito e Cantinho do Saber, foram também anunciadas, “vamos trazer mais ventiladores, carteiras novas e fazer alguns ajustes de infraestrutura”, afirmou o prefeito.

Comentários do Facebook