12 de junho de 2021

SUBESTAÇÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS RECEBE AMPLIAÇÃO COM NOVOS ALIMENTADORES

CANAÃ DOS CARAJÁS

Serão instalados quase 3 quilômetros de rede que vão beneficiar zonas urbana e rural

A Celpa vai investir cerca de R$ 2,5 milhões na ampliação da Subestação Canaã, localizada no município de Canaã dos Carajás, região sudeste do Estado. A melhoria inclui a instalação de dois novos alimentadores de energia, um de 34,5 kiloVolts e outro de 13,8 kiloVolts. O primeiro vai atender expressamente todas as cargas da zona rural do município, com a implantação de uma rede de alta tensão de 27 quilômetros, que vai beneficiar cerca de duas mil famílias. Já o segundo alimentador, com extensão de 2,6 quilômetros de rede, vai dividir carga com os alimentadores da zona urbana, oferecendo uma energia mais estável, com maior tensão e possibilidade de atender clientes em localidades mais distantes.



De acordo com o executivo de expansão, Welton Lameira, a ampliação vai proporcionar mais disponibilidade de energia, deixando assim, a rede ainda mais robusta e preparada para o crescimento da região de Carajás. “O alimentador de 34,5 kiloVolts vai fazer paralelo com o alimentador que vem de uma outra subestação, no município de Água Azul do Norte. Ou seja, em situações de falta de energia, um alimentador pode suprir o outro, beneficiando a zona rural com retorno mais rápido nos casos de eventuais falta de energia,” avalia o executivo.

A previsão de entrega do alimentador de 13,8 kV é no final do mês de agosto e o de 34,5 kV no mês de novembro de 2018. Ainda segundo o executivo, além da melhoria na distribuição de cargas, os novos alimentadores aumentam as possibilidades para as equipes realizarem interligações em casos de situações de emergência.

Para que toda a obra na subestação fosse realizada dentro das normas ambientais, a concessionária consultou o município de Canaã, que apreciou a documentação liberada pelo Estado.

Mais informações – A subestação Canaã foi inaugurada em 19 de abril de 2016, com um investimento de R$ 38 milhões, beneficiando principalmente bairros como Portal do Sol, Parque Ecológico, Vale Verde e loteamentos Boa Viagem, Novo Horizonte, Parque dos Carajás e Paraíso das Águas. Após dois anos, a concessionária percebeu a necessidade de expandir ainda mais a capacidade de atendimento da subestação, buscando levar uma energia com cada vez mais qualidade aos clientes do município.

Comentários do Facebook