23 de junho de 2021

DEPOIS DE INTERVENÇÃO DA POLÍCIA CIVIL, ÍNDIOS DEIXAM PREFEITURA DE SÃO FÉLIX DO XINGU

SÃO FÉLIX DO XINGU

Por volta das 14h de hoje (31), os índios da etnia Kayapó que haviam ocupado a Prefeitura Municipal de São João do Araguaia, deixaram as dependências do prédio da administração depois da intervenção da Polícia Civil.

Na ação, os índios foram ouvidos pela equipe policial comandada pelo delegado da Polícia Civil, Machado, acompanhado pelos Investigadores Rafael e Alberto. Os índios, cerca de 60, reivindicam a construção de uma estrada vicinal que dá acesso a aldeia onde moram, que há tempos vem sido prometida a eles por parte do Governo.



Apesar do susto, toda manifestação foi realizada de forma pacífica, onde foi agendado uma reunião com a prefeita para o dia 15 de agosto. Exigiram a presença do maquinário para construção da via já nessa data e ameaçaram realizar nova invasão caso seja descumprida tal exigência.

“A comunidade indígena, representada pelo cacique, vieram pedir o apoio da prefeita há, mais ou menos, 15 dias atrás, na recuperação das estradas que chegam a aldeia Moicaratú. Alegam que, com o secamento do rio, não conseguem fazer o trânsito já que seu principal meio de locomoção são pequenas embarcações e isso dificulta na rotina deles.”, informou a Secretária Municipal de Governo, Jaqueline Silva.

A secretária completa dizendo que a Prefeitura já disponibilizou apoio, porém o quantitativo de maquinário não é suficiente devido ao atendimento de outras obras que estão em curso no município. Informou também que a Funai precisaria contribuir com o combustível para o maquinário na realização do reparo dessa estrada que leva até a aldeia indígena.

O Coordenador Regional da Funai será visitado por representantes dos Kayapós onde será solicitado esse apoio.

A Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu lançou nota. Segue a íntegra:

Por Junior Oliveira, Parazão Tem de Tudo, Parauapebas
Revisão: San Diego

Comentários do Facebook