22 de junho de 2021

CELPA APRESENTA RESULTADOS DO PROJETO IMPLANTADO NO GUAMÁ E TERRA FIRME

CELPA

Por meio do Comunidade Eficiente, a empresa beneficia cerca de 30 mil famílias nos dois bairros com troca de geladeiras, cursos de capacitação, entre outras ações.

Nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 9h no auditório Albano Franco, na Fiepa, a Celpa realizará um evento para apresentar os resultados que o Comunidade Eficiente conquistou nos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém. O encontro também servirá para certificar os formandos das turmas de pedreiro e eletricista predial, que fazem parte da cartela de cursos oferecidos pelo projeto. Desde 2017, quando foi criada, a iniciativa já beneficiou 30 mil famílias nos dois bairros com diversas melhorias na qualidade de vida dos moradores, como troca de geladeiras, lâmpadas, descontos nas contas de energia, cursos de capacitação, entre outras ações.



Os clientes beneficiados pelo Comunidade Eficiente passaram por um processo de diagnóstico, no qual foram realizados previamente visitas nas residências dos dois bairros, cujo intuito foi avaliar junto aos clientes as instalações elétricas, o estado de conservação das geladeiras, viabilizar troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED e ainda levantar a situação socioeconômica dos cidadãos. No total, a Celpa investiu no projeto cerca de R$ 13 milhões.

Para o presidente da Celpa, Nonato Castro, a iniciativa social da empresa nos bairros contribui para o desenvolvimento. “Com esse tipo de ação nós estamos incentivando o crescimento desses cidadãos e oferecendo uma melhor qualidade de vida, com oportunidades justas, reforçando que a Celpa é uma empresa que se preocupa com o meio na qual está inserida. Estamos trabalhando para ser muito melhor pra população paraense e esse projeto reflete muito bem esse ideal”, afirma o presidente. O projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpa regulamentado pela Agência Nacional de Energia ElétricaANEEL, desenvolveu as seguintes ações:

DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EFICIENTES – Em pouco mais de um ano, a concessionária já trocou mais de 5,7 mil geladeiras em mau estado de conservação por novos e mais econômicos refrigeradores e viabilizou também a troca de mais de 84 mil lâmpadas de LED, contribuindo para a redução da conta de energia.

MELHORIA NAS RESIDÊNCIAS –Outra ação, ainda em execução, é a adequação das instalações elétricas internas de 2.000 residências. Essa medida garante mais segurança nas instalações, que, em algumas situações, já se encontram deterioradas pela ação do tempo ou foram realizadas fora das normas exigidas.

ORIENTAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – O projeto contemplou a criação de uma Casa Eficiente, um espaço inovador que reproduz um ambiente doméstico típico da comunidade, destinado a promover cursos práticos sobre o uso racional de energia elétrica de modo a combater o desperdício. Localizada no bairro do Guamá, a Casa Eficiente conta com profissionais habilitados que já orientaram cerca de 4 mil pessoas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL –Foram oferecidos cursos profissionalizantes, em parceria com o SENAI, abrangendo turmas de mecânica de motocicletas, pedreiro de alvenaria, eletricista predial e informática, proporcionando a 75 moradores da comunidade a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

GERAÇÃO DE RENDA – A Casa Eficiente também oferece um espaço, com profissionais especializados, para oportunizar o desenvolvimento de pequenos comerciantes locais na melhor gestão dos seus negócios, através de parceria com o SEBRAE e instituição financeira. Atualmente estão cadastrados 302 pequenos comerciantes.

Comentários do Facebook