29 de fevereiro de 2020

Polícia Civil resgata 57 animais da fauna silvestre

Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou a operação “Quelônios” para combater criadouros ilegais de animais da fauna silvestre, na capital paraense. Durante a ação policial realizada pela Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), foram resgatados 57 animais das espécies Tartaruga, Peremas e Muçuãs que eram mantidos de maneira irregular em uma casa, situada na Rua Bernal do Couto, no bairro do Umarizal, em Belém. Uma pessoa foi conduzida para a DEMA para responder criminalmente por manter em cativeiro animais silvestres.

De acordo com o diretor da DEMA, delegado Luis Xavier, a operação resultou de investigações efetuadas pela equipe da Divisão sobre o crime ambiental praticado no endereço, onde, segundo informações, o proprietário do imóvel mantinha os animais em situação de cativeiro. Diante disso, a equipe de policiais civis da DEMA se deslocou até a casa para apurar os fatos. Do imóvel, foram retirados 57 animais criados de maneira irregular.

O proprietário do imóvel será responsabilizado criminalmente com base no artigo 29, parágrafo 1, inciso III, da Lei de Crimes Ambientais, número 9.605/98. As investigações, que resultaram na operação, foram coordenadas pelo delegado Rayrton Carneiro com a participação dos investigadores Monteiro, Bastos, Bonfim, Sandro, Marcelo Tobias, Coelho e do escrivão José Luís.