14 de junho de 2021

Vereadores de Parauapebas vão à Vila Santa Rita averiguar situação da comunidade

Depois de reunir com um grupo de moradores da Vila Santa Rita no início da tarde desta terça-feira (13), no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Parauapebas, vereadores prometeram visitar aquela comunidade, na próxima sexta-feira (16), para verificar, in loco, a situação dos moradores da referida vila.

A reunião foi promovida pelo vereador Elias Ferreira (PSB), presidente do Poder Legislativo, e contou com as presenças dos parlamentares Ivanaldo Braz (PSDB), Maridé Gomes (PSC), Zacarias Marques (PSDB), Joel Alves (DEM), Horácio Martins (PSD) e João do Feijão (PV), além do chefe de gabinete do prefeito, Edson Luiz Bonetti.



A Vila Santa Rita, que conta com 520 habitantes, se localiza em território parauapebense, a cerca de 350 quilômetros da sede do município, e a 52 quilômetros da sede do município de Ourilândia do Norte.

Por se localizar distante da sede do município, os moradores da localidade reclamam que têm recebido pouca assistência do poder público de Parauapebas, e são assistidos precariamente pelo município vizinho de Ourilândia.

Na reunião, o grupo de moradores denunciou aos vereadores e ao chefe de gabinete que sofrem com a falta de professores e sucateamento da escola, que conta com 120 estudantes; falta de assistência e medicamento no posto de saúde; e com a dificuldade de se locomover na zona rural, por causa das estradas intransitáveis.

Após ouvir os reclames da comunidade, os vereadores presentes na reunião e Edson Bonetti prometeram visitar a vila na próxima sexta-feira (16), acompanhados de representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Obras.

Na visita, a comitiva pretende ver in loco as condições em que se encontra a comunidade da Vila Santa Rita, como o posto de saúde, a escola e as estradas vicinais.

Ao tomar ciência da situação, o governo municipal de Parauapebas deve celebrar convênio com a Prefeitura de Ourilândia do Norte, com o objetivo de fazer repasse de recurso oriundo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), visando assistir aquela comunidade.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Orion Lima

Comentários do Facebook
Share