14 de junho de 2021

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ SERÁ IMPLANTADA EM PARAUAPEBAS

Autoridades estiveram presente na visita realiza pelo prefeito Darci Lermen e Reitor da UEPA na área onde será construída o campus universitário

O prefeito de Parauapebas, Sudeste do Pará, Darci Lermen acompanhado de autoridades visitaram a área onde será construído o núcleo da Universidade Estadual do Pará (UEPA) na manhã desta sexta-feira (26/01).



A área destinada a implantação do campus universitário da UEPA fica localizada as proximidades Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Sendo uma área de 9 hectares o que representa 90 mil metros quadrados. O terreno foi concedida pela prefeitura e a expectativa do município e que Parauapebas se torne uma cidade universitária garantindo que os estudantes conclua o ensino superior na cidade onde reside.

“Para o início das obras nós vamos seguir o prazo normal, prazo licitatório. Estamos na fase em que desembaraçamos todas as questões do terreno como escritura. Com a Vale já está tudo encaminhado para os recursos e em seguida vem o processo licitatório para a construção que deve demorar em média uns três meses para iniciar os trabalhos. A nossa intenção em construir o campus as proximidades da UFRA visa garantir mais conforto aos universitários com a construção de espaços que possam ser compartilhados pelos acadêmicos de ambas instituição, criando assim uma cidade universitária.” Ressaltou Darci Lermen, Prefeito de Parauapebas.

Para a construção do campus a mineradora Vale entra com a conta partida estimada no valor de 20 milhões de reais através de um convenio firmado entre a prefeitura e a empresa e ainda não há prazo para o início das obras. Para o líder Executivo de Projetos da Vale o convenio é a confirmação do compromisso da empresa no desenvolvimento do município.

“A Vale tem participado de projetos importantes do desenvolvimento do município e da sua população. A gente fica muito feliz dessa etapa está sendo vencida, uma etapa que está sendo conquistada depois de algumas demoras do desenvolvimento, mais felizmente a gente consegue dar um passo importante que é o desenvolvimento da educação e das pessoas do município, o que alavanca o crescimento da região que é um dos objetivos de todos nós.” Destacou Plínio Toqueto – Líder Executivo de Projetos da Vale.

O reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Rubens Cardoso também acompanhou a visita no terreno onde será implantado o campus e analisou como positivo o local, já que o local conta com um outro polo universitário. Durante sua entrevista o reitor ressaltou a potencialidade da UEPA em todo estado na formação de profissionais. Presente em cerca de 16 munícipios paraenses, Parauapebas será a 21ª unidade criada no inteiro do estado.

“A universidade Estadual do Pará oferece 31 cursos de graduação em todo o estado em cerca de 16 municípios com 20 campus universitário. Hoje no Pará, nós temos um fórum de reitores em que a gente se reúne bimestralmente e discute essas complementaridades entre as ofertas de cursos entre as instituições públicas de ensino superior, afim que não haja sureamentos, preposição de cursos, e a gente se volte para as vocações do território em que os cursos serão instalados. “Destacou Rubens Cardoso, Reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A previsão é que sejam destinados cursos como letras com habilitação em libras, ciências da religião e música, tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas, design com habilitação em projetos do produto e enfermagem. Um avanço que a comunidade estudantil comemorou.

“Há muitos anos os movimentos sociais e estudantis batalharam e fazemos parte dessa conquista sim e hoje estamos sendo comtemplados com esse campus que vem beneficiar a juventude de Parauapebas.” Alessandro lima – presidente em exercício da União dos Estudantes de Parauapebas (UNESPA).

Representando a Assembleia Legislativa do Pará, o deputado estadual Gesmar Costa também acompanhou a visita na área, empenhado no crescimento da cidade o deputado é uma das lideranças do estado que tem buscado recursos junto ao Governo do Estado melhorias também para a educação do município.

“A implantação da UEPA em Parauapebas vai melhorar muito a qualidade de ensino dos nossos jovens que as vezes termina o ensino médio devido as poucas vagas nas universidades públicas ficam à mercê e as vezes se ver obrigado a interromper a sua carreira estudantil. Estamos juntos nesse projeto, digo em nome da ALEPA e do governo do estado que não vamos medir esforços que esse projeto realmente consiga ser concretizado.” Ressaltou o Deputado Estadual Gesmar Costa.

Além do polo da UEPA no município a expectativa da prefeitura é transformar o município em um polo para que os acadêmicos do curso de medicina de Marabá façam residência em Parauapebas, uma vez que a cidade conta com um Hospital de alta complexidade.

“Nós já estamos em um diálogo ainda não firmado para que o curso de medicina de Marabá possa realizar a residência aqui em Parauapebas. Que seria uma coisa muito avançada para isso nós temos um Hospital grande. E ter a residência médica aqui seria um grande avanço pra nós, inclusive na área da saúde para a população ter atendimento cada dia melhor.” Destacou Darci Lermen.

PARAZÃO TEM DE TUDO/ DA REDAÇÃO

FOTO:MATHEUS COSTA

Comentários do Facebook
Share


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *