19 de junho de 2021

PROCON PARAUAPEBAS ALERTA SOBRE ITENS DAS LISTAS DE MATERIAL ESCOLAR

Produtos de limpeza são materiais que não podem ser solicitados por nenhuma escola.

No início do ano letivo sempre requer tempo e dinheiro, a cada ano parece que os materiais que as escolas solicitam só aumentam e pensam no bolso do consumidor.



Com lista em mãos os pais correm para fazer as compras, mas antes é necesario fazer uma boa pesquisa de preços, mas segundo a coordenadora de fiscalização do PROCON – Parauapebas, Joelson Leite, o consumidor não tem que apenas se fixar na questão da pesquisa dos melhores preços, também se deve levar em consideração o conteúdo das listas de materiais escolares. Isso porque em alguns casos escolas pedem vários itens que são proibidos.

“Material escolar que pode ser exigido nas listas é aquele para efetivo uso didático.
Todo o material que realmente será utilizado na sala de aula ou em atividades didáticas pode ser exigido, por outro lado, nós temos um universo de materiais que podemos dizer que são proibidos, nesse caso, teria que haver uma justificativa para estarem nas listas escolares.” explica o coordenador de fiscalização do Procon.

O Procon se baseia na lei federal 9880/89 que regulamenta os materiais de uso coletivo que não devem constar na lista escolar, entre os itens os de limpeza estão proibidos, além daqueles de utilização administrativa das escolas.
Para evitar esse tipo de problema, Joelson Leite disse que algumas escolas procuraram o órgão antes de fecharem suas listas.
“A equipe do Procon de Parauapebas analisou essas listas e foram realizado vistorias de materiais”. Resalta.

Os consumidores que tiverem dúvidas a respeito do material escolar podem entrar em contato com o Procon-Parauapebas por meio dos números ‪(94) 33467252 ou 33467253.‬ O órgão está localizado na rua Araguaia, 40, bairro Rio Verde e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Adersen Arantes

Comentários do Facebook
Share


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *