31 de outubro de 2020

Imóvel usado ou novo? Considere a diferença de preço antes de decidir pelo seu em Belém

Quem começa a planejar a compra do seu imóvel, costuma ter uma série de fatores para decidir. Uma das principais é se o investimento deve ser feito em uma propriedade mais antiga ou uma nova.

Para saber qual delas é a melhor opção para o seu perfil, nada melhor do que uma lista de prós e contras de cada opção. Veja o que deve ser considerado quando for optar qual tipo de lar foi feito para você.

Vantagens de um usado antigo

(Construído há 30 anos ou mais)

Valores mais acessíveis

O preço do metro quadrado em imóveis com mais de 20 anos é mais em conta do que em outras opções. Sendo assim, pelo mesmo preço você pode encontrar uma casa ou um apartamento bem mais amplo do que em construções recentes.

Localização central

Na grande maioria das cidades, as regiões mais privilegiadas da cidade já foram ocupadas com construções faz algum tempo. Isso significa que prédios e casas com mais de 20 anos se localizam e bairros mais centrais.

Pé direito mais alto

Até por uma questão de moda da época, a distância entre chão e teto era bem maior em construções com mais de 20 anos, o que auxilia na sensação de amplitude.

Paredes mais espessas

O que é uma vantagem principalmente em apartamentos à venda em Belém, já que essa característica garante que menos ruídos da vizinhança invadam o lar.

Desvantagens de um usado antigo

(Construído há 30 anos ou mais)

Tomadas

Existem duas questões principais aqui. Uma delas é a quantidade menor de pontos espalhados pela casa. A outra, é que, com a mudança de padrão, as tomadas ainda sejam de dois pinos e precisem de troca.

Tubulação e parte elétrica

Construções antigas costumam contar com tubos galvanizados, que acabam corroídos com o tempo. Além disso, a fiação elétrica também pode estar mais desgastada e não aguentar os aparelhos mais potentes atuais.

Áreas de lazer

Antes, poucos eram os prédios que se preocupavam em áreas comuns de lazer para os moradores. No máximo, há um salão de festas para alugar.

Vantagens de um novo

(Construído há menos de 20 anos)

Mais valorizados

Por conta de todas as amenidades que uma construção mais nova pode oferecer, esses são os imóveis que mais se valorizam a curto prazo. Principalmente por todas as atualizações arquitetônicas e de conforto.

Áreas comuns

Prédios novos costumam ter uma série de opções de lazer para seus moradores. Uma pequena lista delas: quadra de esportes, academia, salão de festas, parquinho, piscina, sauna, churrasqueira, portaria 24h, entre tantos outros. Tudo isso agrega bastante valor ao imóvel.

Novidades na usabilidade

O design mais moderno em propriedades recentes permite uma série de facilidades. Um bom exemplo é a grande disponibilidade de tomadas ao longo de toda a casa.

Desvantagens de um usado novo

(Construído há menos de 20 anos)

Paredes finas

As paredes são bem menos espessas, isolando menos os barulhos ao redor, e o pé-direito é bem mais baixo. Por conta disso, a sensação é de que os ambientes são menores também.

Vale dizer que, essa desvantagem pode virar um pró quando se pensa em tecnologia. Principalmente porque o Wi-Fi fica com um sinal bem mais distribuído graças a essa característica.

Distância do centro

Com boa parte dos lotes em bairros centrais ocupados, os novos empreendimentos tendem a ser feitos em locais mais afastados. Ou seja, muitas vezes prédios recentes ainda não têm escolas, farmácias, mercados etc. por perto.

Taxas de condomínio

Até pela questão do que é oferecido nas áreas comuns, as o valor mensal em taxas de condomínio para construções com menos de 10 anos costumam ser mais altas.

Considere também a diferença de preço

Para finalizar, uma das melhores formas de fazer a escolha é a partir da diferença de preço. Aqui, a princípio, a vantagem mais clara com certeza é das casas em Belém usadas mais antigas. Afinal, além de mais em conta, elas estão disponíveis imediatamente.

Por outro lado, se a opção for por um imóvel mais novo, a diferença no valor da compra pode acabar sendo compensada por outros fatores. Principalmente considerando a falta de necessidade de reformas ou reparos. Algo que também deve ser medido.

Para finalizar, ainda analisando a diferença de preço, mas pensando fora da caixa, propriedades compradas na planta também representam tanto uma economia para quem pode esperar quanto uma oportunidade de negócio para quem quer aumentar o capital.

Gostou de saber as vantagens, as desvantagens e o que considerar na compra de imóveis usados ou novos? Então compartilhe para seus amigos!

Comentários do Facebook